domingo, 31 de julho de 2011

História - Mitologia Mesopotâmica




Entende-se por mitologia mesopotâmica aquela que pertencia aos inúmeros povos que viveram na região dos rios Tigre e Eufrates, como os Sumérios, que se estabeleceram na parte sul da Babilónia cerca de 5000 anos a. C., os Assírios, que viveram no norte da Mesopotâmia a partir do ano 3000 a. C., os Elamitas e os Babilónios, que se seguiram aos Sumérios e Acadianos. Estes últimos criaram deuses a partir de animais, e as línguas destes povos eram consideradas as dos deuses. Eram povos que tinham, quase todos, as mesmas divindades, variando apenas os nomes e algumas características, como se pode verificar nas divindades babilónicas e assírias.
Os deuses Bel (o que impõe a ordem), Anu (o do Tempo) e Nuah (o da inteligência) foram os deuses criadores.
Para os Sumérios a Terra (Ki) e o Céu (An) tinham nascido de Nammu (ou Abzug), o Mar. Dos dois nasceu o Ar (Enlil) que por sua vez deu à luz a Lua (Nanna). De Ki e Enlil nasceu o deus da Sabedoria e da Água, Enki, que ordenou o Universo. Os homens foram criados a partir da moldagem em barro feita por Nintu, irmã de Enki.
Os Babilónios acreditavam que tinha sido Marduk, deus que ressuscitava os mortos, quem tinha criado os Homens dos ossos e do sangue de outro deus chamado Kingu.
Cada deus tinha um planeta: Samash (ou Shamash) o Sol, Sin a Lua, Ishtar tinha Vénus, Adar, deus da caça, tinha Saturno, o deus da sabedoria Nebo tinha Mercúrio, o criador Marduk tinha Júpiter e Bin era o deus da Atmosfera. Pode fazer-se um paralelo com os deuses romanos que tinham nomes de planetas, pois as características deles são quase idênticas.


http://www.infopedia.pt/$mitologia-mesopotamica-e-persa

Nenhum comentário:

Postar um comentário